Em quais áreas um arquiteto ou design de interiores pode iniciar a carreira?
Após sair da universidade, muitos recém-formados em arquitetura ou design de interiores encontram dificuldades para saber em que área começar a carreira.
Apesar de a imagem vinculada à área de edificações, existe um leque de opções em que esses profissionais podem atuar. Por exemplo, o arquiteto e designer tanto podem ser autônomos ou atuar em empresas privadas, como em escritórios de arquitetura, interiores e construtoras. Além de também encontrar espaço nos setores públicos, como prefeituras, e em ONGs.
O ideal é que durante a faculdade, o aluno já escolha uma dessas áreas e faça uma especialização. Abaixo listei algumas opções que podem te ajudar a iniciar a carreira:
Os escritórios que trabalham com áreas comerciais e industriais são boas opções, pois são nichos de mercado e necessitam de profissionais especializados.
Outra opção é na área de interiores, tanto de áreas residenciais quanto comerciais.O arquiteto e o designer é quem vai organizar o espaço interno de uma construção, definir os materiais, a localização de móveis, iluminação, ventilação, estética e o acabamento.
Para quem deseja atuar em espaços abertos, como jardins, praças, parques e até fachadas residenciais, a opção é a área de paisagismo. O trabalho do arquiteto será o de combinar elementos que fazem parte destes ambientes externos, como pedras, plantas e madeiras.
E outra dica é a tradicional área de edificação e construção, em que o arquiteto vai além de projetar, acompanhar e coordenar obras. O arquiteto é o responsável por definir os materiais e controlar prazos e custos. Nessa área também tem a opção de restauração de edifícios, pararecuperar construções antigas ou deterioradas, mantendo as características originais dos prédios e casas.
O que achou das dicas? Espero ter contribuído um pouco!
Sucesso!