O arquiteto e o designer de interiores também são empreendedores
O mercado de arquitetura e design já não é mais o mesmo. Atualmente não basta para um profissional desenvolver bons projetos, ser criativo e saber utilizar softwares de última geração. O cenário obriga o profissional a também saber administrar a profissão como um negócio.
Como as vagas em empresas ou escritórios de arquitetura são cada vez mais escassas, muitos profissionais entram no mercado como autônomos, freelancers ou a abrem o próprio escritório. E é ai que pode surgir um problema, já que nem todos estão preparados como gestores.
As faculdades de arquitetura e design de interiores abordam de forma muito superficial ou quase nem falam de empreendedorismo, gestão e administração na arquitetura. Por isso é importante que o aluno busque conhecimento e informações a respeito do assunto em instituições especializadas como o Sebrae (www.ead.sebrae.com.br). Lá é possível encontrar cursos gratuitos e a distância para quem quer empreender ou já tem uma empresa. A plataforma online possui cursos sobre como iniciar um negócio, análise e planejamento financeiro, planejamento, gestão de qualidade e visão estratégica, entre outros temas um empreendedor precisa estar por dentro.
Um arquiteto ou design precisa se preparar para enfrentar as dificuldades de administrar a própria carreira. Para se destacar, é preciso ter conhecimentos básicos sobre empreendedorismo, finanças, gestão, administração e até sobre a área jurídica.
Sucesso!
Glaucio Gonçalves