Soluções inteligentes e funcionais para caber tudo em 40 m2
Como transformar um studio compacto no melhor lugar do mundo para se morar.
A cada projeto, esse é o desafio do arquiteto Glaucio Gonçalves: trazer para dentro de um espaço enxuto toda infraestrutura necessária para se morar com conforto e receber amigos e familiares em ambientes aconchegantes.
As “sacadas” de um arquiteto são sempre essenciais para que cada metro quadrado seja superaproveitado, ainda mais quando se trata de um microapê de 40 m2. Localizado no bairro da Vila Mariana-SP, nesse studio vai morar um rapaz sozinho, e o que conta neste projeto é a funcionalidade para tornar o dia a dia prático.
Na entrada, originalmente, seria a cozinha, mas esse espaço foi utilizado para instalar o home office, com uma bancada para o laptop e um projeto de marcenaria em “L” com armários para o escritório.
O projeto de marcenaria em “L” oferece muito espaço nos armários para manter tudo bem organizado no escritório.
No alto, de ponta a ponta da parede da sala, há um armário horizontal comprido com puxadores cava, Esse móvel foi criado para o morador guardar varas de pescar, já que esse é o seu hobbie.
Um detalhe que vale a pena destacar neste projeto é que o pé-direto ficou um pouco mais alto, a pedido do morador. Para tanto, em vez de rebaixar o teto, foi feita uma moldura em volta de toda a sala com uma caixa preta de gesso, com a iluminação embutida.
Iluminação embutida e trilhos dão um charme ao projeto luminotécnico – a proposta é reunir funcionalidade, beleza e economia de energia elétrica.
A sala minimalista tem apenas o essencial, privilegiando o espaço para circulação. O sofá futon é retrátil e abre, virando uma cama para hóspedes
A TV está fixada em um suporte que sai do teto – foi utilizado um tubo de estrutura metálica para embutir a fiação. Abaixo, tem uma miniprateleira para apoiar o aparelho da TV a cabo e um pequeno armário para guardar controle remoto e CDs. Nos espaços vazios foi feito um acabamento com rodapé preto encostando na marcenaria.
Varanda multiuso – Uma maneira de superaproveitar a metragem compacta é instalar a cozinha e a lavanderia na varanda (neste imóvel, o espaço tem 1,80 m x 3,80 m). De um lado, está a bancada cinza para acomodar a cuba com a parte molhada para colocar escorredor, cooktop e, embaixo, um gavetão e área para colocar lixeira. Veja que ficou tudo bem encaixado, com a máquina de lavar ao lado e, acima, armários, micro-ondas e tem até uma caixa ripada, escondendo o aquecedor.
Na outra extremidade da varanda tem um armário dividido em duas partes com a geladeira embutida. Na lateral, mesa com rodízio para dois lugares para as refeições no dia a dia. Ao lado do armário, encostada à janela, tem uma condensadora revestida com uma caixa de vidro, recoberta com um móvel de marcenaria para dar o acabamento.
Vale destacar que a porta original da varanda era de correr, e foi substituída por uma sanfonada, superfuncional, que proporciona 90% de abertura e possibilita ao morador poder ver a paisagem mesmo quando estiver trabalhando no escritório. Para assistir à TV, uma cortina blackout ajuda a diminuir a luminosidade.
Pisos diferentes foram colocados na sala e na cozinha, delimitando cada espaço, embora estejam integrados quando a porta sanfonada está aberta. Na cozinha foi aplicado porcelanato da Portinari 20 x 120; e, na sala, porcelanato 90 x 90 com tom de cinza claro, que imita cimento queimado.
Quarto compacto – Vestindo a parede do leito, optou-se por uma cabeceira com estofado em corino com linhas verticais e horizontais cruzadas, criando uma composição moderna e aconchegante para este ambiente, que é exclusivo para momentos de relaxamento.
No quarto, com 3,20 m x 2,50, foi feito um belo projeto de marcenaria para atender aos desejos do morador. Lateral à cama, foi projetado um armário de parede inteira com duas portas no cinza cristal e, no meio, em espelho de corpo inteiro. Assim, o morador terá um generoso espaço para guardar suas roupas, sapatos e manter tudo bem organizado.
Banheiro-Lavabo – O truque de transformar o banheiro em lavabo é muito interessante em studios. Assim, o morador fica à vontade sem se sentir invadido em sua privacidade quando recebe visitantes. O armário bem amplo permite que todos os produtos de higiene pessoal fiquem escondidos e bem organizados. A frente do armário é de espelho, que dá amplitude ao ambiente.
Os banheiros de microapartamentos, em geral, não possuem iluminação natural, oferecendo apenas a ventilação forçada. Sendo assim, a pedido do cliente, foi colocado no projeto um toalheiro elétrico para ajudar no processo de secagem no dia a dia.
Banheiros pequenos pedem muita criatividade para dar um toque pessoal à decoração. Neste projeto, fizemos uma grande transformação, já que os espaços vieram totalmente crus na versão original entregue pela construtora.
Os studios e microapês em geral, são sempre um grande desafio ao arquiteto para fazer caber toda infraestrutura necessária e se tornar o melhor lugar do mundo para morar.