Sala pequena com grande estilo para um apartamento studio
O ponto forte deste projeto para sala são os móveis flexíveis e modulares, que possibilitam infinitos usos e combinações.
Os microapartamentos e studios estão em alta nas grandes cidades, para atender a um nicho de morador que tem um estilo de vida agitado, é solteiro(a) e praticidade no dia a dia é sua prioridade máxima.
Mas não basta ter um espaço pequeno e prático, é imprescindível que o projeto integre os ambientes, proporcionando amplitude e funcionalidade.
Prático e versátil, o imóvel deve expressar seu estilo e personalidade. Nesta sala, móveis retráteis são uma excelente opção para pessoas que precisam compor diferentes ambientes, de acordo com o momento. Por exemplo, embaixo da TV tem uma composição de móveis com rodinhas, que podem circular pelo apê, oferecendo versatilidade em suas diversas aplicações – um mini-aparador com um home embaixo e dois cubos laterais.
O aparador pode ser levado à cozinha, em dias de culinária e servir de mesa ou de apoio. Também pode virar uma mesa de escritório, dependendo da necessidade momentânea. Já os cubos podem virar bancos, aumentando a oferta de acomodação quando chegam visitantes.
A TV está estrategicamente posicionada de forma que o morador possa assistir suas séries do sofá ou da cama, como preferir. Uma porta deslizante separa a área social do quarto – esse modelo de divisória consegue integrar e também proporcionar privacidade ao morador.
O projeto incorpora traços sutis na decoração, como os nichos verticais que separam e, ao mesmo tempo, integram a cozinha com a sala. Uma prateleira no alto dá toda a volta nesse ambiente, até a entrada do quarto. Outro detalhe sutil é o encosto baixo do sofá, que tem a função de manter a horizontalidade do espaço. E, ainda, uma parede com fundo de cimento queimado foi criada ao lado do sofá para abrigar uma arandela, que serve de iluminação de apoio. Detalhes importantes que valorizam o ambiente. Os acabamentos fazem a diferença para um cantinho bem decorado!
A varanda foi utilizada para fazer um espaço social para receber amigos e relaxar. A porta de correr que originalmente fechava o terraço foi eliminada e o piso foi nivelado para prolongar a sala de estar. Nesse espaço tem dois bancos em “L”, que também são baús para guardar objetos. Ambos têm rodinhas para facilitar a manutenção e limpeza desse espaço. Essa área foi fechada com vidro e as persianas dão um toque de aconchego.
Confira como ficou o projeto completo: