Arquitetura no mundo encantado das crianças
A cada fase, a criança vive uma nova aventura, e a missão do arquiteto é criar o ambiente propício para realizar os seus sonhos
Este projeto foi criado pelo arquiteto Glaucio Gonçalves para um casal com duas crianças, de 3 e 6 anos, que quis dar aos filhos toda privacidade para cada um ter seu cantinho personalizado.
Cada suíte recebeu um tratamento lúdico para compor um cenário singular para cada sexo – os tons pastéis de azul e rosa, respectivamente, para o menino e a menina, revelam um cuidado com os detalhes na individualidade de cada habitante desses deliciosos refúgios para a sagrada hora do descanso. Mesmo quando crescerem, a estrutura pode ser a mesma, mudando apenas a decoração. Espelhos nos armários dão a sensação de amplitude.
Universo feminino – No quarto da menina, a cabeceira estofada em courino branco dá um charme delicado à cama, que tem gavetas na parte inferior. Nas paredes, nichos iluminados feitos em gesso para dar espaço aos objetos decorativos. As bancadas em “L” otimizam o espaço e oferecem áreas de apoio. O piso vinílico marrom se impõe, contrapondo os tons pastéis de rosa que reinam absolutos em todo o ambiente para dar uma atmosfera suavemente feminina.
Universo masculino – O quarto do menino recebe um tratamento mais sóbrio, com bancadas de estudo e prateleiras de cor preta. A cama é posicionada de forma a dar descontração ao ambiente. Na parede lateral, um painel com iluminação LED clean, harmonizando-se com os tons pastéis das paredes. E o piso vinílico acompanha o mesmo padrão dos demais dormitórios.
Cenário – O projeto contemplou absolutamente toda a infraestrutura, distribuição de espaços e mobília, passando pela decoração, iluminação e uma série de detalhes que viriam a atender à necessidade de cada um dos quatro moradores – o casal com duas crianças – que estavam ansiosos para habitar esse apartamento de 140 m2, com três suítes, lavabo, cozinha, banheiro, salas de estar e de jantar, terraço gourmet e área de serviço. O planejamento tinha como prazo cinco meses para a entrega para morar, e deu tudo certo!
O projeto – A suavidade de tons pastéis domina os ambientes, proporcionando uma harmonização que passeia da sala aos cômodos, envolvendo os moradores em um espaço de tranquilidade. A base de tudo se resume ao branco, cinza e marrom, criando uma atmosfera aconchegante.
O projeto agradou aos moradores e essa é, sem dúvida, a recompensa que o arquiteto Glaucio Gonçalves espera de cada novo desafio: desfrutar daquela sensação gostosa de missão cumprida!