Escritório com vocação ecológica
Ao mudar meu escritório para um espaço novo, procurei investir em uma decoração que priorizasse a aplicação de materiais ecológicos.
O desperdício está ultrapassado, e hoje o segmento de decoração e design já oferece uma infinidade de produtos que nos estimulam a economizar sem abrir mão da comodidade, criando estilos que combinam cada vez mais com sustentabilidade. Foi com essa consciência que trouxe para meu novo escritório soluções ecológicas.
A bancada em “U” que se estende à parede e ao teto foi confeccionada em placa OSB – da sigla em inglês Oriented Strand Board, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientadas. As placas são totalmente recicláveis, tornando o produto uma alternativa mais sustentável – o procedimento industrial dessas placas garante um elevado rendimento das matérias-primas, e cerca de 90% do tronco de uma árvore pode ser convertido em OSB.
Como estou sempre visitando obras, tive a ideia de reaproveitar esses tapumes que são utilizados no revestimento estrutural do esqueleto metálico de edifícios e, em geral, são descartados ao final das obras.
Já o armário foi confeccionado com a placa OSB in natura (no detalhe, abaixo). A própria natureza se encarregou de dar à madeira um desenho artístico formado por seus veios.
Na recepção, o reaproveitamento de palets transformou o aparador com design clean (abaixo) em um móvel simples e funcional, uma combinação perfeita para dar charme ao ambiente. A própria natureza, com sua simplicidade, nos ensina a tomarmos consciência de nossa responsabilidade com o planeta e com a qualidade de vida de todos. São pequenos passos individuais, mas a conscientização em relação ao tema sustentabilidade nos leva passo a passo a trilhar um longo caminho a ser percorrido em direção a uma consciência coletiva.
O “banco “G” (abaixo) dá boas-vindas e acolhe os visitantes que chegam ao meu escritório. Para criar o design desse móvel – que é uma novidade e acaba de ser lançado –, me inspirei nas iniciais do meu nome. O banco “G” é produzido em Cumaru certificado – de forma sustentável e consciente em relação ao meio ambiente e à natureza, essa madeira oferece resistência, durabilidade, além de um excelente tratamento no torneamento, o que possibilita à curvatura do banco ser trabalhada de forma que os raios menores sejam idênticos e o desenho único. Todo o trabalho foi executado por um ex-aluno, o designer Marcio Moraes da Silva.
Com desenho contemporâneo, esse móvel é funcional e pode ser aproveitado para diferentes finalidades, além de oferecer um confortável espaço para sentar. Na lateral, é possível apoiar copos, garrafas, revistas e acessórios de decoração. Embaixo do acento há mais um amplo vão para guardar objetos. Ele pode ser integrado a espaços com tamanho máximo de dois metros de comprimento, como salas, terraços, recepção de escritórios, entre outros.
Muitos clientes já exigem que os projetos contemplem materiais, móveis e objetos produzidos de forma ecológica e não agridam a natureza, como a madeira de demolição, bem como o manejo sustentável e o reflorestamento, que respeitam o ciclo da natureza. E nossa missão é dar essa consultoria e estender essa consciência àqueles que ainda não têm essa preocupação ecológica.
Mas o banco “G” foi só o começo de uma série que será criada com o desenho de outras letras do alfabeto. Fica a dica para quem quiser seu banco ecológico personalizado.