Reformas em edifícios precisam ser acompanhadas por arquitetos e engenheiros
Com nova norma criada recentemente, o objetivo é evitar obras que comprometam a segurança dos moradores.
Desde abril, está em vigor a Norma 16.280 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estabelece regras para reformas em apartamentos ou salas comerciais de prédios e condomínios. De acordo com a nova regra, a reforma deve ser assinada por um profissional habilitado, que pode ser um engenheiro ou um arquiteto. Ela é fruto de reivindicações que estavam pendentes desde 2012, após o desabamento do Edifício Liberdade, no centro do Rio de Janeiro.
A norma desperta a consciência das pessoas para os riscos de obras mal feitas. “É fundamental que qualquer tipo de projeto, seja para construção ou reforma, seja acompanhado por um profissional habilitado e de confiança, afinal de contas, segurança vem antes de tudo”, diz. Glaucio explica que a norma destaca diversos serviços que precisam de autorização, como instalação ou reforma de equipamentos industrializados, instalações elétricas e de gás, reforma ou instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio, entre outros.
Como a norma não tem peso de lei, as regras não são obrigatórias e não há punição prevista para quem descumpri-las. No entanto, os municípios e o Distrito Federal podem legislar sobre o assunto e aprovar projetos prevendo sanções para quem desrespeitar as normas da ABNT.
Consultorias
Para contribuir com a segurança e comodidade de quem quer reformar seu imóvel, nós, do escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design disponibilizamos dois tipos de consultorias:
120 Obra:
Consultoria para clientes sobre obra, ou seja, o arquiteto passa dicas, fornecedores e parte técnica. Saiba mais >
120 Decor:
Consultoria para ajudar os clientes na hora de decoração. Saiba mais >